ESCRITÓRIO CONTÁBIL & TRIBUTÁRIO PENELA

5 motivos para abrir seu negócio em tempos de crise

25/08/2015 10:41

Segundo alguns indicadores do mercado, a economia não está em sua melhor fase e o cenário é de incertezas. No entanto, nem todos os números são ruins para os novos empresários. De acordo com dados do Serasa Experian, 800 mil empresas foram abertas no país entre janeiro e maio deste ano. O número é 69% maior ao verificado em 2010, ano de maior crescimento econômico do país desde o início da crise, quando foram criadas aproximadamente 575 mil empresas no mesmo período.

Além disso, de julho de 2011 a julho de 2015, houve um salto de 10,5% no número de profissionais que trabalham por conta própria, de acordo com dados da Pesquisa Mensal do Emprego divulgado nesta quinta-feira (20) pelo IBGE. Atualmente, o país tem 4,3 milhões de trabalhadores autônomos, que representam 19,3% da população ocupada. No comparativo com o mesmo mês do ano passado, o número de profissionais autônomos aumentou em 1,3%.

De olho nesse quadro, o empreendedor Vitor Torres, fundador da Contabilizei, plataforma de contabilidade especializada em empresas prestadoras de serviço, listou cinco motivos para você abrir seu próprio negócio durante a crise. Confira!

1. Segurança social: Abrir um negócio próprio requer disposição para o risco, mas isso não significa que o empresário estará desprotegido. De início, cabe entender qual modalidade de empresa se adequa melhor a sua necessidade. Além do Microempreendedor Individual (MEI) , para empresas com rendimentos de até R$ 60 mil por ano, há ainda a EIRELI e a LTDA. Seu consultor contábil é o profissional ideal para orientá-lo na melhor decisão. Também é preciso pensar na aposentadoria e na contribuição mínima de INSS.

2. Condições de crescimento: Após a tempestade vem a bonança, diz o dito popular. Se após todo movimento de crise se segue um ciclo de crescimento vertiginoso, essa é a hora de armar o negócio para quando a maré vir a seu favor. É durante o período de crise que o empreendedor tem que levantar as bases do seu negócio, para ter as condições de usufruir do crescimento quando ele vier.

3. Mercados aquecidos: Durante a crise, alguns mercados continuam bem aquecidos, como é o caso do setor de serviços. Hoje, o setor é responsável por 75% dos empregos formais no país e representa mais de 60% do PIB nacional, de acordo com o Serasa Experian. Portanto, é estratégico oferecer serviços que acompanham as atuais necessidades do mercado, especialmente com vista a atender as grandes empresas que procuram alternativas viáveis para reduzirem seus custos.

4. Corte de vagas: Os últimos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do IBGE, apontam para 8,15 milhões de desempregados no trimestre que se encerrou em maio. Pior: a taxa de desemprego do período subiu para 8,1%. Uma leitura destes dados é que arriscado seria deixar de empreender para manter uma posição dentro de uma empresa.

5. Fim da burocracia: Nunca foi tão fácil abrir um empreendimento próprio. Em fevereiro, a presidente Dilma Rousseff assinou o decreto de lançamento do programa “Bem Mais Simples”, um pacote de medidas que visa aliviar parte da burocracia na abertura de micro e pequenas empresas. Além disso, recentemente a Receita Federal anunciou a criação de um sistema para facilitar a abertura, regularização e até fechamento das empresas. Serviços de contabilidade online também podem ser uma alternativa para agilizar todo o processamento e fluxo contábil para novos negócios.

Pesquisar no site

Contato

CONTPENELA ESTRADA VILA NOVA
ANANINDEUA
(91)3231-1400 / 3245-5131

Contate-nos

 Estamos preparados para atender sua empresa com profissionalismo e qualidade 
Nossos serviços:

Contábil

Fiscal

Pessoal

Comercial

 

Mp 927/2020

 
Clique Para Visualizar
 

PRESS CLIPPING

15/01/2026 08:09

HOJE

  Receita Federal orienta a população sobre fake news envolvendo PIX e tributação Órgão esclarece mais uma vez que não há tributação, nem monitoramento de movimentações financeiras via PIX, e alerta para riscos da desinformação.   Posição CACB | Efeitos da escala 6x1 para os pequenos...
15/01/2026 07:50

JURISPRUDÊNCIA

  TJ/SP veda bloqueio de notas fiscais como meio de cobrança de tributos Decisão reafirma que o bloqueio de notas fiscais por inadimplência configura sanção política. O colegiado destacou que a Fazenda dispõe de meios legais próprios para a cobrança de tributos.   Indústria...
15/01/2026 07:45

TECNOLOGIA

Data centers movimentarão US$ 3 tri em 5 anos no Brasil País lidera mercado de dados na América Latina e reúne cerca de 200 empreendimentos.
15/01/2026 07:45

ARTIGOS

(In)compatibilidade da lei 15.270/25 com a isenção de lucros no Simples Nacional Por Felipe Martinelli Barbosa   Agora temos um Código de Defesa do Contribuinte: estamos mais protegidos? Por Elidie Palma...
15/01/2026 07:35

INTERNACIONAL

Suspensão da emissão de vistos dos EUA não afeta turistas Medida entra em vigor no dia 21 de janeiro   Trump impõe tarifa de 25% sobre alguns semicondutores e prepara tarifas para minerais críticos As tarifas na ordem se aplicam a chips importados para os EUA que são exportados para outros...
12/01/2026 07:50

RECURSOS HUMANOS

Licenças por burnout disparam e gastos com auxílios pressionam Previdência Dados do Ministério da Previdência Social apontam alta de 493% nos auxílios-doença por esgotamento no trabalho e falta de lazer   Denúncias de trabalho escravo atingem novo recorde no Brasil Ao todo, foram...
12/01/2026 07:35

AGRONEGÓCIO

Produtor rural terá que ter CNPJ até 2027? Entenda a exigência Saiba o que muda para os produtores rurais em novo modelo tributário   Senado pode analisar projeto de equiparação de aquicultor a produtor rural Com a equiparação, os aquicultores poderiam ter os benefícios de políticas...