ESCRITÓRIO CONTÁBIL & TRIBUTÁRIO PENELA

Receita e Incra implantarão Cadastro Nacional de Imóveis Rurais

25/06/2015 12:13

A Receita Federal e o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) vão implantar o cadastro nacional com informações sobre os imóveis rurais. Segundo a Receita, a iniciativa visa melhorar a gestão fundiária e tributária do território brasileiro. Um acordo de cooperação técnica foi assinado no início da semana em Brasília pela presidente do Incra, Maria Lúcia de Oliveira Falcón, e pelo secretário da Receita Federal, Jorge Rachid.

O resultado dessa cooperação será o CNIR (Cadastro Nacional de Imóveis Rurais), que integrará os bancos de dados dos dois órgãos com o objetivo de melhorar o conhecimento da estrutura fundiária e proporcionar maior segurança jurídica aos negócios imobiliários realizados no país.

A unificação do cadastro vai gerar nova base de dados com informações fidedignas, integradas e permanentemente atualizadas, permitindo identificar com segurança e consistência a realidade da malha de imóveis rurais do país. O CNIR será gerenciado pela Receita e pelo Incra e será compartilhado por outras instituições públicas federais e estaduais usuárias e produtoras de informações sobre o meio rural brasileiro responsáveis pela gestão da malha fundiária brasileira.

O sistema será ferramenta importante para o planejamento e para a execução de políticas públicas relacionadas com as questões fundiária, fiscal e ambiental. Para a Receita, o CNIR melhorará os instrumentos de gestão sobre tributos internos e controles aduaneiros. Constitui uma das frentes de atuação do programa de modernização dos cadastros de pessoas físicas, jurídicas, previdenciárias e de imóveis.

Com o cadastro, segundo a Receita, haverá expressiva redução das obrigações acessórias a serem prestadas por todos os titulares de imóveis rurais, com evidentes benefícios a toda a rede do agronegócio e da agricultura familiar do Brasil.

Por outro lado, reduzirá a necessidade de o contribuinte buscar atendimento presencial nas unidades da Receita, pois implanta uma série de funcionalidades de soluções automatizadas. O primeiro produto do acordo de cooperação técnica a ser implantado será o portal Cadastro Rural, canal de consulta e atualização de informações relacionadas aos imóveis rurais.

O portal, desenvolvido pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), será lançado nos próximos dias e possibilitará aos produtores rurais e agricultores familiares o acesso a informações e a serviços de diferentes órgãos.

O portal será o principal canal para a declaração, à Receita e ao Incra, de informações sobre os imóveis rurais. Os dados declarados serão vinculados para a implantação do cadastro nacional em 2016 com a adoção de identificação única para as propriedades.

Pesquisar no site

Contato

CONTPENELA ESTRADA VILA NOVA
ANANINDEUA
(91)3231-1400 / 3245-5131

Contate-nos

 Estamos preparados para atender sua empresa com profissionalismo e qualidade 
Nossos serviços:

Contábil

Fiscal

Pessoal

Comercial

 

Mp 927/2020

 
Clique Para Visualizar
 

PRESS CLIPPING

17/12/2025 07:48

HOJE

  Receita publica guia para esclarecer regras de tributação sobre altas rendas Nesta primeira versão, o foco está principalmente na incidência do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) sobre lucros e dividendos   LEIA TAMBÉM  FENACON e CFC integrarão GT operacional que...
17/12/2025 07:45

TECNOLOGIA

TCU: Apesar do Gov.br, jovens pobres e falecidos “ativos” ainda emperram CPF como número único Tribunal de Contas quer mudanças em sistemas de TI legados e nos registros de óbitos    Comissão mista vota medida provisória da proteção de dados nesta quarta A medida provisória que transforma...
17/12/2025 07:40

JURISPRUDÊNCIA

  Empresa de sociedade limitada está sujeita à penhora de bens de trabalho Juíza avaliou que empresa não faz jus à regra do CPC que proíbe a penhora de bens   Há carência em seguro de vida sem assinatura do segurado? STJ julga Para a relatora, ministra Isabel Gallotti, a...
17/12/2025 07:38

INTERNACIONAL

PIB da Argentina cresce 3,3% no terceiro trimestre, comparado ao ano anterior Em relação ao segundo trimestre, a economia do país avançou 0,3%. O governo de Javier Milei espera que o PIB cresça 5,4% em 2025.
17/12/2025 07:35

ARTIGOS

Como fica a capitalização de lucros a partir de 2026? Por Fernando Daniel de Moura Fonseca   O PL do 'Devedor Contumaz' e sua aplicação no universo aduaneiro Por Fernanda...
17/12/2025 07:30

AGRONEGÓCIO

Problemas concorrenciais da importação irregular de defensivos agrícolas Infração revela falhas sistêmicas que combinam vantagens econômicas, fragilidades regulatórias e fiscalizatórias   Benefício fiscal ou armadilha tributária? Problema da habilitação definitiva no Mais Leite...
10/12/2025 07:00

RECURSOS HUMANOS

Mulheres trabalham 10 horas a mais que homens por semana, mas ganham um terço da renda deles Estudo considerou tanto trabalho remunerado quanto tarefas domésticas e de cuidado