ESCRITÓRIO CONTÁBIL & TRIBUTÁRIO PENELA

Receita e Incra implantarão Cadastro Nacional de Imóveis Rurais

25/06/2015 12:13

A Receita Federal e o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) vão implantar o cadastro nacional com informações sobre os imóveis rurais. Segundo a Receita, a iniciativa visa melhorar a gestão fundiária e tributária do território brasileiro. Um acordo de cooperação técnica foi assinado no início da semana em Brasília pela presidente do Incra, Maria Lúcia de Oliveira Falcón, e pelo secretário da Receita Federal, Jorge Rachid.

O resultado dessa cooperação será o CNIR (Cadastro Nacional de Imóveis Rurais), que integrará os bancos de dados dos dois órgãos com o objetivo de melhorar o conhecimento da estrutura fundiária e proporcionar maior segurança jurídica aos negócios imobiliários realizados no país.

A unificação do cadastro vai gerar nova base de dados com informações fidedignas, integradas e permanentemente atualizadas, permitindo identificar com segurança e consistência a realidade da malha de imóveis rurais do país. O CNIR será gerenciado pela Receita e pelo Incra e será compartilhado por outras instituições públicas federais e estaduais usuárias e produtoras de informações sobre o meio rural brasileiro responsáveis pela gestão da malha fundiária brasileira.

O sistema será ferramenta importante para o planejamento e para a execução de políticas públicas relacionadas com as questões fundiária, fiscal e ambiental. Para a Receita, o CNIR melhorará os instrumentos de gestão sobre tributos internos e controles aduaneiros. Constitui uma das frentes de atuação do programa de modernização dos cadastros de pessoas físicas, jurídicas, previdenciárias e de imóveis.

Com o cadastro, segundo a Receita, haverá expressiva redução das obrigações acessórias a serem prestadas por todos os titulares de imóveis rurais, com evidentes benefícios a toda a rede do agronegócio e da agricultura familiar do Brasil.

Por outro lado, reduzirá a necessidade de o contribuinte buscar atendimento presencial nas unidades da Receita, pois implanta uma série de funcionalidades de soluções automatizadas. O primeiro produto do acordo de cooperação técnica a ser implantado será o portal Cadastro Rural, canal de consulta e atualização de informações relacionadas aos imóveis rurais.

O portal, desenvolvido pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), será lançado nos próximos dias e possibilitará aos produtores rurais e agricultores familiares o acesso a informações e a serviços de diferentes órgãos.

O portal será o principal canal para a declaração, à Receita e ao Incra, de informações sobre os imóveis rurais. Os dados declarados serão vinculados para a implantação do cadastro nacional em 2016 com a adoção de identificação única para as propriedades.

Pesquisar no site

Contato

CONTPENELA ESTRADA VILA NOVA
ANANINDEUA
(91)3231-1400 / 3245-5131

Contate-nos

 Estamos preparados para atender sua empresa com profissionalismo e qualidade 
Nossos serviços:

Contábil

Fiscal

Pessoal

Comercial

 

Mp 927/2020

 
Clique Para Visualizar
 

PRESS CLIPPING

10/09/2025 07:40

HOJE

Disponibilizada nova versão da plataforma NFS-e em Produção Restrita (Testes) A expectativa é que em 24 de setembro a implantação dessa versão também aconteça no ambiente de Produção.   Receita Federal intensifica ação contra créditos indevidos A ação identificou cerca de R$ 5 bilhões em...
10/09/2025 07:25

AGRONEGÓCIO

Brasil abre mercado para produto agropecuário na Argentina e no Paraguai Com o anúncio, o agronegócio brasileiro alcança 426 aberturas de mercado desde o início de 2023   Após tarifaço, exportação brasileira de café cai e Alemanha se torna maior compradora Dados são referentes a agosto,...
10/09/2025 07:20

INTERNACIONAL

Oxford Economics: aumento tarifário dos EUA para produtos específicos permanece provável A taxa tarifária agregada dos EUA pode aumentar ainda mais se Trump continuar a usar as taxas como uma ferramenta para tentar alcançar seus objetivos não relacionados ao comércio, diz a consultoria   Peso...
10/09/2025 07:17

RECURSOS HUMANOS

Demissões no Itaú: trabalhador pode ser monitorado em home office? Qual o limite? Veja o que diz a lei Segundo o sindicato dos bancários, cerca de 1 mil trabalhadores foram demitidos do banco após avaliação de produtividade.   
10/09/2025 07:15

JURISPRUDÊNCIA

  TRF-4 autoriza dedução de despesas com home care do Imposto de Renda TRF-4 entende que, sem cobertura de plano, home care deve ser deduzido do IRPF    Juiz pode nomear inventariante digital para gerir dados de falecidos Inventariante digital terá...
10/09/2025 07:10

ARTIGOS

A pejotização sob a ótica tributária Por Tattiana de Navarro   Clausula pétrea, federalismo financeiro e federalismo fiscal Por Fernando Facury Scaff   Permuta financeira nos...
08/09/2025 08:12

TECNOLOGIA

UE multa Google em quase 3 bi de euros por práticas anticompetitivas Comissão Europeia acusa a empresa de tecnologia de favorecer seus próprios serviços de publicidade digital desde 2014.