ESCRITÓRIO CONTÁBIL & TRIBUTÁRIO PENELA

Receita detalha ICMS do comércio eletrônico

22/09/2015 12:16

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) detalhou como as empresas de comércio eletrônico deverão recolher o ICMS nas operações interestaduais a partir do próximo ano. A Emenda Constitucional (EC) nº 87 estabeleceu a repartição do tributo entre os Estados. Os procedimentos a serem adotados constam do Convênio ICMS nº 93, publicado na edição de ontem do Diário Oficial da União.

De acordo com a emenda, o ICMS hoje devido para o Estado de origem será gradualmente partilhado para, em 2019, ser recolhido integralmente para o Estado de destino. Em 2016, por exemplo, irá 40% para o destino e 60% para a origem. Em 2019, caberá ao Estado de origem apenas a parcela do ICMS calculada com base na alíquota interestadual.

O convênio determina que o recolhimento do ICMS do e-commerce no país será realizado via Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE). "Antes da operação acontecer, a empresa terá que recolher o imposto. O problema é que, para cada nota fiscal, deverá também ser emitida uma guia para o Estado de destino da mercadoria", diz Douglas Campanini, da Athros Auditoria e Consultoria.

Para evitar burocracia, as empresas com um volume alto de operações interestaduais poderão inscrever-se também no Estado de destino para recolher o ICMS devido nessas operações até o 15º dia do mês subsequente. "Esperamos que os Estados flexibilizem suas regras para isso", afirma Campanini.

Por outro lado, o convênio só autoriza o uso do crédito de ICMS para abater o imposto devido ao Estado de origem. "Como essa deverá ser a menor parcela do ICMS pago, gerará acúmulo de créditos. As empresas poderão alegar na Justiça violação ao princípio da não cumulatividade", afirma o advogado Thiago de Mattos Marques, do Bichara Advogados.

Além disso, a norma deixa claro que, no cálculo do ICMS, deverá ser incluído o adicional para o Fundo de Combate à Pobreza, se cobrado pelo Estado de destino.

Para verificar se o ICMS foi corretamente apurado e recolhido, o convênio autoriza o Estado de destino das mercadorias a fiscalizar o estabelecimento remetente localizado em outro Estado. "Com isso, grandes varejistas on-line podem entrar no radar de fiscalizações de mais Estados", diz Marques.

São Paulo já havia regulamentado o ICMS do comércio eletrônico por meio da Lei nº 15.856, de julho deste ano. Especialistas afirmam que, com o convênio do Confaz, as dúvidas decorrentes da lei foram esclarecidas.

Pesquisar no site

Contato

CONTPENELA ESTRADA VILA NOVA
ANANINDEUA
(91)3231-1400 / 3245-5131

Contate-nos

 Estamos preparados para atender sua empresa com profissionalismo e qualidade 
Nossos serviços:

Contábil

Fiscal

Pessoal

Comercial

 

Mp 927/2020

 
Clique Para Visualizar
 

PRESS CLIPPING

18/11/2025 07:05

HOJE

Comissão debate imposto extra para fintechs e regra de MEI A Comissão de Assuntos Econômicos (CAS) pode votar o aumento de impostos para fintechs e bets (PL 5.473/2025), além atualizar valores para enquadramento como empreendedor individual (PLP 60/2025).   Receita Federal disponibiliza...
18/11/2025 07:04

AGRONEGÓCIO

Comissão aprova inventário extrajudicial simplificado para pequenas propriedades rurais Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado   UE confirma retomada de pré-listing para exportadores de carne de aves e ovos do Brasil O aceite do mercado europeu à...
18/11/2025 07:02

TECNOLOGIA

Para o Comitê Gestor da Internet, ANPD é a coordenadora da regulação da inteligência artificial CGI.br diz que é necessário reconhecer que sistemas de IA 'não são neutros' por serem criações humanas e é preciso mitigar os riscos.
18/11/2025 07:00

JURISPRUDÊNCIA

  TCU aponta falhas da PGFN e da Receita na política de transação tributária A ação teve como objetivo avaliar a eficiência da recuperação de créditos tributários e a segurança jurídica das negociações.   Idosa paga boleto falso, e banco deve indenizar por falha na...
18/11/2025 07:00

RECURSOS HUMANOS

Veja quais direitos o trabalhador tem no feriado da Consciência Negra Como em qualquer feriado nacional, brasileiros têm uma série de direitos garantidos na data  
18/11/2025 07:00

ARTIGOS

Holdings e contabilidade consultiva: A parceria que gera valor e segurança ao cliente Por Remo Higashi Battaglia   Tributação mínima sobre altas rendas: Impactos do PL 1.087/25 Por Julia...
18/11/2025 07:00

INTERNACIONAL

Investidores pressionam Argentina por peso flexível Javier Milei e ministro da Economia, Luis Caputo, repetiram que defenderão estrutura existente de ajustes diários do peso dentro de banda cada vez maior