ESCRITÓRIO CONTÁBIL & TRIBUTÁRIO PENELA

Receita detalha ICMS do comércio eletrônico

22/09/2015 12:16

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) detalhou como as empresas de comércio eletrônico deverão recolher o ICMS nas operações interestaduais a partir do próximo ano. A Emenda Constitucional (EC) nº 87 estabeleceu a repartição do tributo entre os Estados. Os procedimentos a serem adotados constam do Convênio ICMS nº 93, publicado na edição de ontem do Diário Oficial da União.

De acordo com a emenda, o ICMS hoje devido para o Estado de origem será gradualmente partilhado para, em 2019, ser recolhido integralmente para o Estado de destino. Em 2016, por exemplo, irá 40% para o destino e 60% para a origem. Em 2019, caberá ao Estado de origem apenas a parcela do ICMS calculada com base na alíquota interestadual.

O convênio determina que o recolhimento do ICMS do e-commerce no país será realizado via Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE). "Antes da operação acontecer, a empresa terá que recolher o imposto. O problema é que, para cada nota fiscal, deverá também ser emitida uma guia para o Estado de destino da mercadoria", diz Douglas Campanini, da Athros Auditoria e Consultoria.

Para evitar burocracia, as empresas com um volume alto de operações interestaduais poderão inscrever-se também no Estado de destino para recolher o ICMS devido nessas operações até o 15º dia do mês subsequente. "Esperamos que os Estados flexibilizem suas regras para isso", afirma Campanini.

Por outro lado, o convênio só autoriza o uso do crédito de ICMS para abater o imposto devido ao Estado de origem. "Como essa deverá ser a menor parcela do ICMS pago, gerará acúmulo de créditos. As empresas poderão alegar na Justiça violação ao princípio da não cumulatividade", afirma o advogado Thiago de Mattos Marques, do Bichara Advogados.

Além disso, a norma deixa claro que, no cálculo do ICMS, deverá ser incluído o adicional para o Fundo de Combate à Pobreza, se cobrado pelo Estado de destino.

Para verificar se o ICMS foi corretamente apurado e recolhido, o convênio autoriza o Estado de destino das mercadorias a fiscalizar o estabelecimento remetente localizado em outro Estado. "Com isso, grandes varejistas on-line podem entrar no radar de fiscalizações de mais Estados", diz Marques.

São Paulo já havia regulamentado o ICMS do comércio eletrônico por meio da Lei nº 15.856, de julho deste ano. Especialistas afirmam que, com o convênio do Confaz, as dúvidas decorrentes da lei foram esclarecidas.

Pesquisar no site

Contato

CONTPENELA ESTRADA VILA NOVA
ANANINDEUA
(91)3231-1400 / 3245-5131

Contate-nos

 Estamos preparados para atender sua empresa com profissionalismo e qualidade 
Nossos serviços:

Contábil

Fiscal

Pessoal

Comercial

 

Mp 927/2020

 
Clique Para Visualizar
 

PRESS CLIPPING

05/02/2026 07:57

HOJE

Transação Tributária ganha página mais moderna e orientativa Conteúdo reorganizado, passo a passo detalhado e comparativos facilitam a compreensão das modalidades de transação    Setor de serviços do Brasil perde força em janeiro com fraqueza de novos negócios, mostra PMI O setor de...
05/02/2026 07:45

JURISPRUDÊNCIA

  Mulher com doença de Alzheimer obtém isenção de imposto de renda  Sentença determinou a restituição de valores retidos indevidamente     Juiz valida multa por quebra de contrato sem prova de falha no serviço Magistrado entendeu que, por...
05/02/2026 07:45

TECNOLOGIA

Governo joga a toalha e MP do Redata vira PL para regime tributário dos data centers "Solução necessária em decorrência do encerramento do prazo de vigência", justificou o líder José Guimarães (PT-CE), que assina o PL 278/26.
05/02/2026 07:44

ARTIGOS

O crédito acumulado de ICMS em São Paulo Por Ivo Ricardo Lozekam   Crédito de imposto pago no exterior quando a empresa apura prejuízo Por Maria Carolina Maldonado Kraljevic   Recentíssima SC...
05/02/2026 07:40

RECURSOS HUMANOS

Projeto prevê benefícios fiscais para empresas que promoverem programas de saúde mental Texto está em análise na Câmara dos Deputados   Projeto quer garantir "day off" no aniversário para trabalhadores Proposta do deputado Duda Ramos altera a CLT para incluir ausência justificada e...
05/02/2026 07:35

INTERNACIONAL

Governo vê risco de revés no acordo Mercosul-UE em eventual regulação de salvaguardas Integrantes do Executivo avaliam que a medida pode dar munição aos lados contrários ao acordo, como o de alguns países europeus   Argentina assina acordo sobre minerais críticos com os EUA Em comunicado, o...
04/02/2026 08:35

AGRONEGÓCIO

Chapéu ou capacete? NR-31 exige análise técnica, não imposições no trabalho rural Norma não proíbe o chapéu tradicional nem determina o uso indiscriminado de capacete, priorizando medidas de proteção definidas a partir dos riscos de cada atividade.