ESCRITÓRIO CONTÁBIL & TRIBUTÁRIO PENELA

Qualidade dos dados e a eficiência da comunicação

27/05/2015 14:01

Atualmente toda empresa precisa conhecer detalhes sobre o perfil de seus consumidores para segmentar produtos e serviços prestados, prospectar novo mercados ou mesmo ajustar estratégias de vendas e marketing. Para isso, dados organizados, tratados e atualizados podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. Isso porque as informações sobre os clientes permitem insights que auxiliam na tomada de decisões estratégicas, mas só podem ser usadas de forma assertiva se estes dados forem confiáveis.

E esse é o maior desafio: as empresas americanas, por exemplo, consideram que 32% do total de informações que constam em suas bases são incorretas, segundo o levantamento The data quality benchmark report, da Experian. Levando em conta a quantidade de dados utilizados diariamente pelas companhias, esse grau de imprecisão pode gerar problemas de enormes proporções para os negócios.

O grande fluxo e os diferentes tipos de informações que circulam atualmente – como as mensagens não estruturadas que os clientes enviam pelas redes sociais – criam desafios constantes que, anos atrás, não eram nem cogitados. Mas é a falta de estratégias eficazes que aprofunda o problema. A boa notícia é que 88% das empresas multinacionais já contam com uma solução de Data Quality, e 84% das que ainda não têm preveem contratá-la dentro de um ano. Essas ferramentas garantem que os dados estejam corretos, precisos e consistentes.

No entanto, apenas uma entre quatro empresas aplica um sistema completo – a maioria ainda aposta em soluções pontuais, como se as falhas de informações não estivessem todas relacionadas. É por este e outros motivos que 90% das empresas ainda consideram a melhoria de dados como algo desafiador. A pesquisa, que entrevistou representantes de 1.239 organizações no Reino Unido, EUA, França, Alemanha, Espanha, Austrália e Holanda, identificou que a maioria agora entende a importância dos dados do cliente e seu potencial para gerar benefícios aos negócios. Mas, apesar do nível de compreensão, muitas ainda estão lutando para aproveitar o valor estratégico das informações.

Além disso, outro desafio é criar métricas para garantir a eficiência das soluções e provar seu valor para a empresa e, assim, garantir que as ferramentas continuem a receber investimentos. É importante que o valor dessas soluções seja provado por resultados concretos, como aumento do faturamento, redução de custos, entre tantos outros critérios.

Aplicar testes o quanto antes garante que os benefícios apareçam em pouco tempo. É necessário, também, divulgar a estratégia adotada e as métricas para todos os envolvidos nas operações, incluindo outros departamentos. Desta forma as melhorias podem ser, de fato, tangíveis no dia a dia da empresa e nos resultados atingidos no fim do período estimado.

Pesquisar no site

Contato

CONTPENELA ESTRADA VILA NOVA
ANANINDEUA
(91)3231-1400 / 3245-5131

Contate-nos

 Estamos preparados para atender sua empresa com profissionalismo e qualidade 
Nossos serviços:

Contábil

Fiscal

Pessoal

Comercial

 

Mp 927/2020

 
Clique Para Visualizar
 

PRESS CLIPPING

23/12/2025 07:48

HOJE

Dólar aproxima-se de R$ 5,60 com remessas de empresas ao exterior Bolsa cai 0,21%, na contramão do mercado internacional   Arrecadação federal bate recorde de R$ 226,75 bilhões em novembro Foi o melhor desempenho arrecadatório no acumulado dos 11 meses   Desonerações somam R$...
23/12/2025 07:45

TECNOLOGIA

“Com o Pix, Brasil já está 10 anos à frente dos EUA”, diz Brett King Em Brasília, o futurista conversou no Metrópoles antes de uma palestra no Encontro Anual de Gestores da Caixa
23/12/2025 07:40

JURISPRUDÊNCIA

  OAB vai ao STF para barrar tributação de lucros do Simples na reforma tributária Entidade questiona dispositivos da lei 15.270/25 e pede que IR sobre dividendos não alcance microempresas e pequenos escritórios, sob pena de bitributação e violação ao regime constitucional...
23/12/2025 07:38

INTERNACIONAL

Economia do Reino Unido mantém desaceleração e consumo sofre impacto PIB (Produto Interno Bruto) britânico cresceu 0,1% no terceiro trimestre; ministra das Finanças aumentou os impostos em seu primeiro orçamento em 2024
23/12/2025 07:35

ARTIGOS

Impossibilidade jurídica de antecipar a aprovação de dividendos Por Lygia Canedo    Presunção legal do passivo fictício para identificação da omissão de receitas e da fraude tributária Por Franco Aldo da...
23/12/2025 07:30

AGRONEGÓCIO

Preço do café pode continuar caindo em 2026, mas não vai ficar barato Clima ajuda a safra de café, mas estoques seguem baixos. Em 2025, bebida ficou mais cara e até produtos falsos apareceram no mercado.  
10/12/2025 07:00

RECURSOS HUMANOS

Mulheres trabalham 10 horas a mais que homens por semana, mas ganham um terço da renda deles Estudo considerou tanto trabalho remunerado quanto tarefas domésticas e de cuidado